Servidores do Hospital Areolino de Abreu estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 26, no auditório daquela casa de saúde para participar do Curso de Inteligência Emocional no Trabalho, ministrado pela doutora e especialista em administração hospitalar, Priscila Dourado.
A idéia é que os profissionais possam discutir e adquirir informações que contribuam para eficácia da equipe no ambiente de trabalho é o que explica a Diretora do Hospital Areolino de Abreu, Márcia Astrês. “A participação de todos os profissionais refletirá na eficácia da capacitação e promoverá uma integração efetiva da equipe no ambiente de trabalho. Com o curso nós vamos poder valorizar o servidor, sua auto-estima enquanto ser humano, enquanto trabalhador”.
Este é o primeiro ciclo do curso e a proposta é continuar. Devido ao grande interesse dos profissionais pela temática, mais duas turmas já formam formadas para o mês de outubro.
“Estamos trabalhando uma reflexão importante, especialmente na saúde. Se existe um lugar que é preciso trabalhar a inteligência emocional é no campo da saúde, não só pelo paciente, mas também pelas pessoas que lidam diretamente com situações de dor ou situações de perda. Então essas pessoas na compreensão da Secretaria Estadual da Saúde merecem uma preocupação no sentido de dar assistência, cuidar e em capacitar esses profissionais”, afirma Priscila Dourado.
Cerca de 40 servidores participaram do primeiro ciclo do curso. “O curso tem uma linguagem acessiva e direta, onde envolve todos os cargos, vai desde a direção até a limpeza”, conclui Priscila.
A auxiliar de enfermagem, Elsa Beserra, é uma das participantes e aprovou a iniciativa. “A gente depara com situações onde tem que haver sempre um curso dessa forma para que a gente possa saber lidar. Às vezes o próprio paciente está com um problema, passa para a família e se nós não estivermos um conhecimento de um curso como este, a gente vai terminar aprofundando cada vez mais o problema a família e ao paciente. Então esta é uma iniciativa muito boa, é um curso que vai ser muito aproveitado”, comenta.