Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, que aconteceu ontem, 16, os órgãos e entidades que compõem o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Piauí, realizam a Semana Estadual de Alimentação, no período de 15 a 18 de outubro.
Durante toda a semana, várias atividades estão sendo desenvolvidas simultaneamente em locais como a Secretaria Estadual da Saúde, Maternidade Evangelina Rosa, Universidade Federal do Piauí, entre outros, em prol do estimulo a alimentação saudável.
O tema proposto pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO deste ano é “O Direito a Alimentação”.
Para a coordenadora estadual da atenção à saúde do adulto e idoso, Norma Sueli, “A alimentação adequada é básica, é um direito básico com grande interferência no estado de saúde das pessoas. A alimentação saudável consiste no desestimulo do consumo de produtos muito concentrados em açúcares e gorduras, incentivando o consumo de frutas, verduras e respeitando a cultura alimentar de cada grupo de pessoas. Nesse sentido a alimentação saudável previne doenças em especial às crônicas não transmissíveis como, câncer, diabetes, hipertensão, obesidade, entre outras, mas também previne doenças carenciais que afetam geralmente crianças e idosos”, afirma.
A coordenadora comenta ainda que “A Secretaria tem papel na promoção da alimentação saudável, tem que estar fortalecendo o bando de leite humano, implementar o sistema de vigilância alimentar e nutricional e das doenças crônicas não transmissíveis, enquanto vigilância o papel da secretaria é monitorar o cumprimento da norma brasileira para a comercialização de alimentos e produtos da primeira infância e também fiscalizar a aplicação das boas práticas nos locais de produção, armazenamento, distribuição e venda de alimentos”.