A primeira Reunião de Dirigentes de Vigilância em Saúde Ambiental do Estado foi aberta na manhã de hoje, 07, reunindo cerca de 20 representantes dos municípios piauienses. A solenidade aconteceu no auditório do Lord Hotel.
Segundo o coordenador estadual de vigilância em saúde ambiental, Antônio Manoel, o evento visa “discutir com gestores municipais e estaduais, as ações da vigilância pública em saúde ambiental, mais especificamente voltada para a vigilância da qualidade da água para consumo humano, de população exposta ao solo contaminado e vigilância da qualidade do ar”, afirmou.
Para o Secretário de Saúde, Assis Carvalho, o encontro é importante também para fortalecer a visão da política de saúde. “A vigilância em saúde exige uma visão macro, que ultrapassa aquela ótica hospitalocêntrica e inclui a saúde preventiva. É uma área forte da saúde”, disse.
A programação segue durante três dias com diversas temáticas com enfoque na saúde ambiental, entre elas, a de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para o Consumo Humano, que será dirigida por um representante do Ministério da Saúde.
A Secretaria Estadual da Saúde, através da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental trabalha não somente com ações voltadas para água, solo e ar, mas também atua no controle de vetores transmissores de doenças endêmicas, como a Dengue.