Muita animação e informação marcaram as atividades alusivas ao Dia Internacional da Luta contra a Aids, realizadas pela Secretaria Estadual da Saúde. Nesta manhã, 01, data em que é celebrado o momento, a Praça João Luiz Ferreira foi o ponto de encontro de pessoas com diversas faixas etárias para participar de um evento diferente, onde nele, o objetivo não era somente a diversão, mas principalmente o conhecimento.
Quem passava pelo local recebia orientações preventivas sobre a Aids, bem como a importância do uso da camisinha como forma de evitar as doenças sexualmente transmissíveis.
O estudante Pedro Alexandre, 15 anos, comentou sobre o evento e fez um alerta para os jovens da sua idade. “Um momento como esse é ideal para chamar a atenção daquelas pessoas que ainda desconhecem ou pelo menos necessitam de maiores conhecimentos de saber a gravidade que a Aids representa. Os jovens da minha idade e também de outras as idades, precisam se conscientizar de que as doenças sexualmente transmissíveis não é brincadeira, e sim um problema que precisa ser levado a sério e que merece uma atenção especial”.
Atualmente, houve um aumento da doença na classe jovem, independente da opção sexual. O número de casos envolvendo as mulheres também tem preocupado os profissionais da saúde. “Quando a Aids surgiu em nosso Estado pela a primeira vez, em 1986, era um caso de mulheres para cada 10 homens, hoje nós temos uma relação de uma mulher para cada dois homens. A Aids continua sendo um grande problema de saúde pública no Piauí”, alertou a Diretora Estadual de Unidade de Atenção Básica a Saúde, Goreth Ferreira.