O Piauí ganhou o seu primeiro Centro de Referência para o Tratamento do Fumante, uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde, Hospital Universitário e Fundação Municipal de Saúde de Teresina. A inauguração aconteceu na manhã desta terça-feira, 11, no HU. O Centro será a referência estadual no tratamento de fumantes que vão contar com uma equipe multiprofissional para o melhor acompanhamento durante o tratamento, além de medicamentos para os casos indicados.
A Secretaria da Saúde pretende apoiar a descentralização do serviço na capital bem como à expansão para o interior do Estado, ampliando assim, o acesso dos fumantes ao tratamento. O Centro é uma das várias atividades desenvolvidas pelo Programa de Controle do Tabagismo no Estado, cujo principal objetivo é diminuir o número de mortes relacionadas ao hábito de fumar.
Dados atuais do Ministério da Saúde revelam que Teresina foi a capital do Nordeste com o maior percentual de fumantes adultos (18,3%) e 8ª do Brasil. “Esse é um dado agravante e preocupante, então a gente sonha que com esse tratamento no HU e com outros, nós pretendemos mudar esse quadro”, disse a coordenadora de Atenção ao Adulto e Idoso/Programa de Controle do Tabagismo, Norma Sueli Alberto.
Alguns fumantes conseguem se tornar ex-fumantes apenas com estímulos externos, porém a grande maioria precisará de apoio para deixar de fumar. Estudos mostram que 80% dos fumantes desejam parar de fumar, porém, apenas 3% conseguem atingir o seu objetivo sem ajuda especializada.
As estratégias voltadas para apoiar os fumantes no processo de cessação de fumar dependem muito da estrutura da saúde e de seus profissionais. A conscientização do profissional de saúde sobre a importância de valorizar o tratamento do fumante deve ser priorizada como uma estratégia fundamental no controle do tabagismo, sendo por isto, uma importante ação de saúde pública.
A Secretaria de Saúde vem desenvolvendo diversas ações para prevenir a iniciação à prática do fumo, em especial aos jovens e também na outra vertente, que é o tratamento do fumante. “São medidas para contribuir com o fumante em deixar de fumar, em vista que essa prática ao tabagismo traz diversos danos para a saúde, tanto para quem fuma, como daqueles que convivem com a fumaça do tabaco involuntariamente”, conta Norma Sueli.
O Programa para parar de fumar apresenta dois enfoques: a “abordagem mínima” e a “abordagem intensiva”, que é feita por profissionais de saúde capacitados e responsáveis por esse trabalho. O tratamento tem como eixo central a abordagem comportamental, podendo ser em grupo ou individual, e o apoio medicamentoso, que ficará restrito aos casos em que houver indicação. Os insumos necessários como, material de apoio e medicamentos são disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
No Estado do Piauí, o Centro de Referência para a abordagem intensiva será instalado no Hospital Universitário/UFPI, Unidade de Saúde, pois o mesmo cumpre com os requisitos exigidos pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o desenvolvimento desse serviço, como dispor de profissionais treinados, de credenciamento junto ao CNES e de estrutura física apta para o tratamento.
Mais informações:
Norma Sueli – 9452 6153 / 3216 3568 / 3216 3565