A Secretaria Estadual da Saúde em parceria com a Escola de Governo está realizando um encontro para acolhimento aos novos servidores do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba. O evento está acontecendo no auditório da Universidade Estadual do Piauí e teve início nesta quarta-feira, 12, com uma turma, e hoje, 13, com a segunda turma; no total, 52 técnicos de enfermagem e 4 enfermeiros que já estão exercendo suas funções receberam as informações sobre o serviço público.
O Encontro de Acolhimento tem como objetivo informar aos novos servidores sobre seus direitos e deveres dentro do serviço público, ética e o respeito ao cidadão. “É preciso conhecer as regras que se devem seguir no serviço público, os direitos e deveres do servidor e a ética profissional”, disse Janaína Mapurunga, diretora da Escola de Governo do Piauí.
A programação conta com três palestras pela manhã e uma oficina pelo período da tarde. A primeira palestra está sendo proferida pela diretora da Escola de Governo, Janaína Mapurunga. Ela falou sobre a Ética e o Serviço Público e destacou aspectos como a democracia e a ética, o exercício da cidadania e o Código de Ética do Servidor Público. “No hospital, como em qualquer outro lugar, tem que ter respeito ao cidadão, independente de cor, raça, sexo, classe social, religião e outros”, disse. Ela ressaltou também que não é porque se está trabalhando no serviço público que se pode fazer o que quiser. “Tem que existir regras de convivência e respeito ao outro, além da ética profissional; a competência técnica se adquire ao longo da carreira profissional”, declarou a diretora.
A segunda palestra foi sobre a Responsabilidade Social na Gestão Pública, ministrada pela gerente da Escola de Governo, Emanuelle Marreiros. O tema “Direitos e Deveres do Servidor Público”, ficou a carga do assessor jurídico da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC), Andros Melo. Na tarde de hoje, acontece ainda uma oficina de Humanização da Saúde e Integralidade.
Janaína Mapurunga lembra que para os novos servidores é importante conhecer a estrutura que o Estado oferece, pois a partir desse momento eles estarão inseridos em toda a programação de cursos, especializações e ensino à distância que é oferecido pela Escola de Governo.
Para o diretor do Hospital Dirceu Arcoverde, Eduardo Nogueira, a contratação dos concursados é um fator muito positivo, pois evita a troca constante do quadro de pessoal e assim se torna possível trabalhar de maneira contínua através de uma educação seqüenciada. “Os técnicos de enfermagem e enfermeiros são a maior parte do corpo hospitalar e são as pessoas que passam mais tempo com os pacientes; essa estabilidade vai ajudar no crescimento da curva de aprendizado dos profissionais”, disse Eduardo Nogueira.
Para os recém-chegados existem muitas expectativas em relação ao novo emprego. A técnica de enfermagem Aline Costa, que já está trabalhando no hospital, diz que pretende está sempre atualizada para desenvolver um bom trabalho. “Espero contribuir de uma forma bem satisfatória para o crescimento da instituição; pretendo estar sempre me especializando, fazendo cursos, me disponibilizando dentro da minha área para aprender sempre mais”.
Elizabete Pinho, também técnica de enfermagem, almeja um crescimento profissional. “Espero tudo de melhor para minha vida profissional, trabalhando do jeito mais certo e com competência”, disse.