O diretor-geral do Hospital Getúlio Vargas - HGV, Noé Fortes, afirmou na última terça-feira (29), que todas as medidas estão sendo tomadas para que o atendimento no Serviço de Pronto-Socorro (SPS) seja satisfatório durante o período do carnaval. Segundo o diretor, a expectativa é de que a demanda aumente durante as festas carnavalescas. "Estamos preparados para qualquer eventualidade", afirmou.
A escala de plantão e sobreaviso será mantida. Durante os quatro dias de folia, serão quatro cirurgiões, com cinco salas de cirurgia funcionando, quatro clínicos, dois pediatras, dois ortopedistas e quatro anestesistas, além dos médicos que ficarão em alerta. Haverá ainda uma equipe de apoio administrativo durante o período do feriado.
Acredita-se que a média de atendimento para esse período de carnaval seja em torno de 200 a 250 pacientes por dia, e a expectativa de 15 cirurgias diariamente. O estoque de medicamentos e material médico-cirúrgico será reforçado em 20% para que não falte durante o período.
O Serviço de Pronto-Socorro do HGV é referência para todo o Piauí e parte dos estados do Maranhão, Pará, Tocantins e Ceará. "Além da demanda do Piauí, temos que atender também a de outros Estados", esclareceu o diretor administrativo do SPS, Eduardo Ramos.