A Secretaria Estadual da Saúde planeja,entre os dias 14 e 15 de fevereiro, suas ações para o ano de 2008. O objetivo é consolidar um conjunto de ações a serem desenvolvidas por esta instituição sob a perspectiva das prioridades apontadas pela Secretaria no âmbito Estadual.
Todas as áreas técnicas da secretaria estarão envolvidas neste planejamento: hospitais regionais, coordenações, direções e gerências de saúde, LACEN e HEMOPI, que irão trabalhar num plano estratégico que estabelece as diretrizes de ação e que irá dar apoio a gestão com o cumprimento.
O planejamento gera um Plano Estratégico que estabelece as diretrizes de ação e que apoiará a gestão da instituição quanto ao cumprimento do seu papel somo gestora estadual do SUS. “Vamos planejar as prioridades estabelecidas pela gestão, levando em consideração as prioridades estabelecidas pelo Ministério da Saúde no Pacto pela Vida e no Pacto de Gestão. Dessa forma, vamos maximizar esforços, otimizar recursos, evitando paralelismos e duplicidade de ações, optamos por consolidar o processo de planejamento de forma integrada”, explica a diretora da Unidade de Planejamento, Ana Maria Eulálio.
As prioridades são: humanização dos serviços, qualificação do processo de gestão das unidades de saúde, melhoria da qualidade dos serviços e da resolutividade, fortalecimento da regionalização e a descentralização, melhoria da atenção básica e implementação das centrais de regulação. Dentro dessas prioridades, temos que encontrar um denominador comum para otimizar os recursos, já que sofremos uma perda substancial com a extinção da CPMF”, afirma Ana Eulálio.
No dia 14 estarão reunidos gerentes, coordenadores, diretores da Secretaria e diretorias regionais de saúde. No dia 15 é a vez dos cinco hospitais de referência (Hospital Getúlio Vargas, Hospital Areolino de Abreu, Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, Hospital Infantil Lucídio Portella e Maternidade Dona Evangelina Rosa), hospitais regionais, Lacen e Hemopi além dos diretores da Secretaria.
Por Daiton Meireles e Sana Moraes