O Hospital Getúlio Vargas vai oferecer a partir da próxima segunda feira, 25, aulas de ginástica laboral aos seus funcionários. Essa atividade já vem sendo desenvolvida em outros órgãos do Estado e faz parte do Programa Servidor Saúde, que é desenvolvida pela Escola de Governo do Piauí. A aplicação de um questionário foi essencial para que se conhecesse o perfil do grupo a ser trabalhado, bem como saber de suas necessidades.
Segundo a educadora física, Maura Barros, que proferiu a palestra aos funcionários sobre o assunto, a ginástica laboral é uma atividade física orientada que visa benefícios pessoais no trabalho. “Além de trazer benefícios pessoais no trabalho, a ginástica tem também o objetivo de minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador. Os impactos negativos do trabalhador podem ocorrer em diversas esferas, tais como problemas físicos, psicológicos e/ou sociais”, afirmou.
As aulas acontecerão três vezes por semana no período da manhã, sendo que dois dias serão destinados à prática de ginástica laboral e o terceiro contará com sessões de massagens. Durante o horário das aulas também haverá discussões a respeito de temas que servirão para orientar os funcionários sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis na busca de uma melhor qualidade de vida. O programa vai se estender por todo o ano de 2008 e faz parte do processo de valorização do funcionário adotado pelo HGV.