A Secretaria Estadual da Saúde tem distribuído nebulizadores portáteis para o combate a dengue nos municípios com elevada incidência da doença. Os primeiros municípios a receber os equipamentos foram aqueles que estavam presentes no Encontro Técnico sobre a Dengue, realizado pela a Secretaria da Saúde em fevereiro deste ano.
A prioridade são os locais com maior freqüência dos casos de dengue. “Nós fizemos uma análise da dengue nos últimos cinco anos e verificamos as cidades que tinham maior incidência. Levamos também em consideração os municípios com maior infestação. Esses equipamentos vão auxiliar no bloqueio de casos. Eles funcionam com o mesmo inseticida a base de óleo de soja usado nos carros fumacês”, explica o coordenador de vigilância ambiental em saúde, Antônio Manoel Araújo.
Os municípios que vão receber os equipamentos são: Parnaíba, Barras, Esperantina, Matias Olímpio, Piripiri, Piracuruca, Pedro II, Campo Maior, Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio, Coivaras, Teresina, Amarante, Valença, Inhuma, Oeiras, Picos, Floriano, Itaueira, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Corrente, Uruçuí, Fronteiras, Marcolândia e Paulistana.
Este ano a Secretaria da Saúde notificou mais de 200 casos de dengue no Estado, o que corresponde a uma redução com mais de 80% se comparado ao mesmo período do ano passado.