O dia 08 de março é uma data especial, data essa em que comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Para marcar o momento e homenagear suas servidoras, a Secretaria Estadual da Saúde vai realizar amanhã, 07, a partir das 8h, vários eventos destinados às mesmas, como por exemplo, o ciclo de palestras cujo tema é “Violência contra a mulher”, que vai acontecer no Instituto de Perinatologia Social da Maternidade Dona Evangelina Rosa. Entre elas está a palestra ministrada por Cláudia Lima, técnica de saúde da mulher do Ministério da Saúde, que vai abordar a questão da “Violência contra a mulher na ótica da saúde”.
A escolha do tema para lembrar a data foi devido ao grande destaque que o mesmo tem repercutido e também como uma maneira de alertar, principalmente as mulheres, sobre a gravidade do assunto.
Uma pesquisa realizada pela Comissão de Ética em Pesquisa da Maternidade Dona Evangelina Rosa, no período de 2004 a 2007, revela que 732 mulheres foram atendidas pelo Serviço, sendo 77.2% são procedentes de Teresina, 20.6% de municípios do Piauí e 2.2% de outros estados. Desse total, 18.6% tinham até 9 anos de idade; 59.6% estavam na faixa etária de 10 a 19 anos.
Embora a violência sexual ocorra em mulheres de qualquer faixa etária e de qualquer nível escolar, a pesquisa verificou ainda que houve uma predominância da agressão sexual em crianças e adolescentes com baixo nível de escolaridade, representando um total de 78.2%.
Pelo menos uma em cada três mulheres já foi espancada, coagida ao sexo ou sofreu alguma forma de abuso durante a vida. Na maioria dessas violências o agressor é, geralmente, um membro de sua própria família.
HGV
O Hospital Getúlio Vargas também vai participar das comemorações amanhã, 07, alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Dentre as atividades que serão promovidas, merece destaque a realização de uma palestra destinada às servidoras com o tema “Câncer E Mulher - Mitos e Verdades”. A mesma será ministrada, a partir das 8h, pela médica da clínica ginecológica do HGV, Ione Maria Ribeiro Soares.
Durante a palestra serão esclarecidas dúvidas a respeito do tema proposto, em particular sobre o câncer de mama e colo de útero, pois são os que mais acometem as mulheres brasileiras. Também haverá orientações sobre os cuidados e prevenções e diagnóstico da doença.
Além de fazer parte das comemorações do dia internacional da mulher, o evento também está inserido no processo de valorização e humanização do servidor, que vem sendo adotado pela diretoria do HGV desde 2003. “O nosso servidor merece toda a atenção e cuidado, pois ele é peça fundamental no processo de funcionamento do hospital. As mulheres, por seu carinho e dedicação, merecem uma atenção ainda maior”, diz o diretor geral do HGV, Noé Fortes.