O Hospital Getúlio Vargas recebe todas as terças e sextas-feiras um visitante bastante especial, que tem como missão levar alegria e carinho aos pacientes e funcionários. Esse ilustre visitante é o Doutor Alegria. O Programa Doutores da Alegria é desenvolvido há quatro anos no Hospital Getúlio Vargas e está inserido no processo de humanização adotado pelo Hospital desde 2003. O coordenador do projeto é o paulista Airton Diniz, que há dez anos trocou São Paulo pelo Piauí. Airton Diniz, ou melhor, o Dr. AIQDOR, como é conhecido carinhosamente pelos pacientes e funcionários, visita as enfermarias do Hospital levando muita alegria e diversão por onde passa.
Segundo Airton Diniz, que também é educador em saúde, rir é o melhor remédio, pois colabora na recuperação dos pacientes, principalmente as crianças, por meio do humor e da diversão. “Os doutores da alegria não trazem a cura, mas trazem conforto e riso sempre que é possível. Em particular aos que passam por um longo período de internação”, acrescenta enquanto brinca com os pacientes. Não são só as crianças que se rendem às brincadeiras do Dr AIQDOR, os adultos também entram no clima de diversão. O Sr José Alves, de 65 anos, chamado carinhosamente por ele de “Juvenal Antena”, sempre o recebe com boas gargalhadas. “A visita dele nos traz muita alegria, pois suas palavras são de incentivo e conforto” , diz José.
O programa tem apresentado resultados positivos como meio alternativo de ajuda na recuperação dos pacientes. “Os benefícios do humor não se restringem à saúde física. O humor ajuda a superar momentos difíceis com mais facilidade. E nada mais salutar que levar alegria e momentos de descontração aos pacientes”, afirma a enfermeira Carlota Melo, uma das fundadoras do programa. O Programa Doutores da Alegria é inspirado no trabalho de palhaços americanos realizados em Hospitais, e é desenvolvido no Brasil desde 1991.