O Comitê Estadual de Combate a Dengue reuniu-se na manhã de hoje, 07, com o secretário da Saúde, Assis Carvalho, para discutir a organização da assistência à saúde no atendimento aos pacientes atingidos pela doença, bem como definir ações para o combate a mesma. A reunião aconteceu na sede da Secretaria Estadual da Saúde.
O comitê é formado por diversas instituições com o objetivo de determinar em conjunto, políticas e diretrizes na luta contra a dengue no Estado.
Algumas ações foram definidas a fim de intensificar os trabalhos das equipes de saúde nos municípios onde há a maior manifestação da doença. “Vamos intensificar as ações basicamente nestas áreas: no combate ao vetor, intensificando a vigilância epidemiológica, melhorando a capacidade de resposta da rede, organizando de tal forma que as pessoas que forem acometidas pela doença possam ter uma assistência adequada e em tempo hábil”, disse a Diretora da Unidade de Vigilância e Atenção a Saúde, Gorete Ferreira.
Preocupados com a possibilidade da proliferação do mosquito Aedes Aegipty após o período chuvoso no Estado, uma ação importante será trabalhada em cima do seu combate. “Uma ação importante é o combate contra o mosquito transmissor da dengue, onde nós estamos reafirmando o combate as larvas, mas também agora com um esforço concentrado no combate ao mosquito adulto, pois com a diminuição das chuvas há uma forte possibilidade do aumento no número de mosquitos” afirmou o secretário da Saúde, Assis Carvalho.
Até o dia 03 de abril já foram notificados no Piauí 1.023 casos de dengue. Desse total, 486 foram registrados em Teresina. Quanto aos casos de dengue hemorrágica dos sete casos suspeitos, quatro foram confirmados, mas não houve óbitos.
Por Cyntia Veras