Começaram a ser enviados nesta quarta-feira os kits de medicamentos para as cidades do interior do Estado que decretaram estado de calamidade devido às enchentes. São quase 500 mil unidades de remédios destinados a diabetes, doenças respiratórias, micoses, além de antibióticos, entre outros.
O diretor da Assistência Farmacêutica do Estado, Osvaldo Bonfim de Carvalho explica, que os medicamentos já são pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde, de acordo com as necessidades de cada realidade. “O Ministério da Saúde possui portaria que estabelece quais os medicamentos destinados para população que sofre conseqüências com enchentes. Um exemplo são os destinados para infecções respiratórias agudas, que tratam sinusites, bronquites, asma e pneumonia. Além disso, também estão sendo encaminhados antiparasitários”, ressalta o diretor.
Ele explica que além dos medicamentos já previstos pelo Ministério, a Secretaria Estadual de Saúde continua enviando hipoclorito de sódio e soro fisiológico para os municípios. “Nesse momento é essencial a prevenção. Por isso a população deve continuar fazendo uso do hipoclorito, que é a mesma água sanitária para a limpeza das casas, alimentos, além da desinfecção da água para o consumo humano, obedecendo a proporção de duas gotas pra cada litro de água para beber”, disse Carvalho.
Para receber os medicamentos, a população deve procurar o serviço médico do município. “Estamos encaminhando os medicamentos para os Hospitais Estaduais. Em municípios que não temos hospitais, estamos encaminhando para os hospitais do Município. Além disso, a população pode procurar o PSF”, destaca o diretor.