A Secretaria da Saúde enviou à cidade de Esperantina, um dos municípios atingidos pelas enchentes, na última quinta-feira 17, uma equipe de técnicos que visitaram os pontos críticos da cidade como aterro sanitário, escolas e prédios públicos. A equipe passou três dias mobilizando representantes de diversos setores da sociedade civil que devem apoiar o mutirão de limpeza que irá combater o mosquito da dengue.
Essa é uma das estratégias do Plano Estadual de Combate a Dengue que será desenvolvido nos 63 municípios que notificaram casos da doença até agora no Piauí. Ontem, 19, no ginásio poliesportivo Didímo de Castro, mais de 100 representantes de todos os segmentos da sociedade, como agentes comunitários de saúde, Associação Comercial, funcionários da Secretaria Estadual da Educação, associação de moradores, Detran, entre outros, estiveram presentes numa grande reunião para discutirem como será realizada esta etapa do plano.
Segundo o chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Saúde, Albano Amorim, as pessoas sabem como combater a dengue, mas segundo pesquisas feitas pelo Ministério da Saúde, a maioria da população acha que a culpa é do visinho. “Muitas campanhas de combate a dengue já foram criadas usando artistas. A população tem consciência do que deve ser feito, elas se recordam das campanhas, mas sempre dizem que o problema é o vizinho e sua casa nunca pode ser foco de dengue”, explica.
Durante a reunião, o coordenador estadual de Vigilância Ambiental, Antonio Manoel de Araújo, mostrou dados da situação epidemiológica da dengue no Estado e como a Secretaria da Saúde pretende trabalhar nesta força tarefa que contará com um efetivo de cerca de 900 homens da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército, e ainda com uma estrutura logística (caminhões, roçadeiras e maquinas de limpeza urbana) que será fornecida pela EMGERPI.
Com o aval da população a data mais adequada para o mutirão será nos dias 02 e 03 de maio. Segundo o professor e radialista, Antônio Carlos, “É muito importante essa preocupação da Secretaria Estadual da Saúde com a população de Esperantina, pois devido as fortes chuvas que inundaram a cidade, aumenta ainda mais a possibilidade de grandes focos de dengue e de uma epidemia na cidade, por isso é importante que se mobilize toda a cidade para este mutirão.” Conclui.
O Governador Wellington Dias terá uma reunião na terça feira,22, com os prefeitos onde irá reforçar a mobilização estadual de combate a dengue.