Com a presença de cerca de 80 prefeitos municipais, o governador Wellington Dias,junto com os secretários da Defesa Civil, Fernando Monteiro e Saúde, Assis Carvalho, estiveram reunidos hoje pela manhã no auditório da APPM, para reunião técnica com orientações aos municípios para captação de recursos e promoção de assistência às famílias afetadas por enchentes/enxurradas.
O secretario da Saúde, aproveitou a oportunidade para mostrar aos prefeitos presentes os atuais números da Dengue em todo o Estado. Segundo o secretário, está sendo montada uma operação de guerra para combater o mosquito. “Faço questão de convidar os prefeitos presentes para montarem em seus municípios comitês de combate a dengue e mutirões de limpeza. Uma das nossas maiores preocupações com relação a dengue este ano, são os municípios que sofreram com as enchentes e que, por conta dessa realidade, podem, quando cessarem as chuvas, ser grandes criadouros do Aedes Aegipty”, afirma.
“O Estado está fazendo mobilizações integradas com os municípios, com o apoio inclusive do Exército, da Policia Militar, do Corpo de Bombeiros e com as equipes de saúde da família. A idéia é mobilizar as escolas, os bairros, as igrejas, enfim, a sociedade em geral, para que a gente possa nos próximos noventa dias evitar a proliferação do mosquito”, conclui o governador Wellington Dias.
A Associação de Prefeitos e Prefeituras do Piauí (APPM) também está nesta luta contra a dengue. O presidente da entidade, Luis Coelho, disse que a APPM está dando prioridade a dengue em suas reuniões “Nós estamos orientando nossos prefeitos que façam seus mutirões locais em suas cidades, envolvendo as secretarias Municipais, envolvendo os agentes de saúde a fim de orientar a população sobre os riscos da doença e isso tem dado resultados positivos”, encerrou o prefeito.
Por Daiton Meireles