No Dia D de vacinação contra a gripe, lançado na manhã do último sábado, 25, centenas de idosos com mais de 60 anos compareceram no salão paroquial da igreja Nossa Senhora de Fátima para tomar a dose da vacina.
A meta é vacinar 210 mil idosos em todo o Estado. O número de óbitos naquela população causados pela gripe reduziu em quase 22% e o número de internações por complicações da mesma caiu em 80%. “O Piauí fica sempre acima da meta e nesta campanha não vai ser diferente”, disse Gorete Ferreira, diretora da unidade de vigilância e atenção à saúde.
A campanha é voltada para a população acima de 60 anos, pois é uma idade onde a gripe pode trazer maiores complicações, entre elas as doenças pulmonares e do coração. Os casos mais graves podem levar até a morte.
Dona Maria Ivone tem 67 anos e está preocupada com a saúde. “Na nossa idade a gente não pode relaxar, qualquer gripe pode derrubar, por isso estou aqui para me prevenir”.
Teresina tem 118 postos de vacinação espalhados pela cidade, incluindo todos os centros de saúde. A campanha estende-se até o próximo dia 9 de maio. O horário da vacina é de 8h às 17h e é gratuita.
Por Cyntia Veras