No segundo dia de mutirão, as equipes formadas por policiais militares, técnicos da secretaria da saúde, Emgerpi e voluntários percorreram também alguns bairros da zona rural de Esperantina.
Segundo o Sub-tenente da PM, Itamar Oliveira a visita foi importante pois a população rural muitas vezes se sente esquecida pelas autoridades. Um carro de som passou dois dias informando a população sobre a visita das equipes do mutirão de limpeza “Brigada Mata-Mosquito”. O agricultor, Antonio Ferreira Rocha apoiou a iniciativa. “Esse mutirão é muito importante, pois somente desta forma muitos quintais podem ser limpos e o lixo coletado terá um destino adequado”, disse.
Na zona urbana de Esperantina foram encontradas várias larvas do mosquito Aedes Aegipty e a população tem se mostrado muito receptiva as equipes. Os policiais estão orientando a população no sentido de corrigir a forma de acomodação de garrafas, embalagens plásticas e outros reservatórios que possam acumular de alguma forma água limpa e parada.
O coordenador de vigilância ambiental, Antônio Manoel informou que até agora foram notificados cerca de 90 casos de dengue clássica em Esperantina, sendo que somente dois foram confirmados pelo LACEN. Ele conta ainda que foram encontrados muitos focos do mosquito nos mais diversos tipos de recipiente. “Muitas residências aqui tem poço, o que pode se não tiver uma ação de vigilância constante, se tornar um local propício para criadouros do mosquito Aedes Aegipty. Esperamos, com estas ações, reduzir ao máximo o índice de infestação", conclui.
Por Daiton Meireles