“Eu aprendi que a gente não pode deixar água parada nas garrafas e tem que limpar todos os vasinhos de plantas”, a dica foi dada pelo pequeno Joe, 12 anos, estudante da rede municipal de Pedro II, durante a abertura dos trabalhos da Brigada Mata – Mosquito que estará hoje, 30 e amanhã, 01 de maio, fazendo um grande mutirão de limpeza na cidade que é considerada uma das maravilhas do Piauí.
Mais de duas mil pessoas estiveram reunidas na manhã de hoje, 30, na Praça Domingos Mourão Filho. Estudantes, agentes de saúde, equipes do PSF, técnicos das secretarias estaduais e municipais de saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros vão fazer parte deste grande mutirão que inicia suas atividades às 13h. Eles vão percorrer todos os bairros da zona urbana de Pedro II.
O Prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, esteve presente incentivando a comunidade e agradecendo o apoio de todos que estão envolvidos nesta ação de combate a dengue. “Essa parceria entre todos os segmentos da sociedade é fundamental para o sucesso da operação”, disse.
Citronela
A secretaria municipal de saúde recebeu a doação de 200 mudas de citronela, uma planta que funciona como repelente natural para o mosquito aedes aegipty. O assessor da secretaria municipal de saúde de Pedro II, João Eudes, explica que as mudas serão entregues a secretaria municipal de agricultura para serem reproduzidas. “Depois dessa etapa, vamos distribuir para a população as mudas da citronela”, disse.
Prevenção importante
A secretaria municipal de saúde de Pedro II vem trabalhando de forma sistemática e preventiva a questão da dengue desde início deste ano. O resultado desse trabalho é a diminuição do número de notificações de casos da doença no município.
Em janeiro foi realizado um mutirão de limpeza em todos os bairros da cidade. A secretaria desenvolveu também um programa de rádio semanal, onde profissionais de saúde, a exemplo do PSF, orientavam a população sobra as maneiras de se prevenir a doença. Em abril, foi feito novamente um arrastão envolvendo toda a comunidade e mais uma vez foi promovida a limpeza da cidade. A secretaria fez ainda palestras educativas em todas as escolas estaduais e municipais.
Paralelo aos trabalhos educativos e de prevenção, foi feita a borrifação com carros fumacê e ainda utilizadas bombas costais para ações perifocais (ao redor dos focos do mosquito) e tratamento focal.
Por Sana Moraes/ direto de Pedro II