A Semana de Enfermagem do Hospital Getúlio Vargas (HGV) começou nesta segunda-feira (5). A abertura foi realizada pela gerente de Enfermagem, Luciane Formiga, diretor técnico Élio Rodrigues e diretora administrativa, Gelzuíta Melo. Durante toda a semana, uma série de atividades serão realizadas para comemorar a data. A partir do tema História de Grandes Vitórias, os organizadores querem discutir e refletir o papel da Enfermagem no atual contexto da saúde. De acordo com a comissão organizadora do evento, a expectativa é que aproximadamente 300 profissionais participem das atividades.
Direcionado a profissionais e estudantes de enfermagem, o evento permitirá que os participantes troquem experiências e adquiram mais conhecimentos. A Semana de Enfermagem foi aberta com café-da-manhã e música ao vivo para todos os profissionais de enfermagem no refeitório do HGV. Na terça-feira (6), será ministrada a palestra Estresse e Saúde, a qual abordará aspectos sobre a saúde do trabalhador e sessão de ginástica laboral.
Na quarta-feira (7), além de palestras, haverá a apresentação de ginástica aeróbica. Na quinta-feira (8), será realizada uma exposição sobre humanização com o tema Enfermagem mostra o que faz, e apresentação do filme Risco Biológico no Centro Cirúrgico. Na sexta-feira (9), acontecerá o encerramento com show dos humoristas Amaury Jucá e Dirceu Andrade, às 21 horas, no Teatro da Assembléia.
O HGV possui 110 enfermeiros no quadro de funcionários efetivos e dezenas de técnicos e auxiliares trabalhando em diversas especialidades.
História
A Semana de Enfermagem foi criada pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, com o objetivo de homenagear os profissionais de enfermagem. A semana foi criada para homenagear duas grandes profissionais de enfermagem, Florence Natigale e Ana Néri. Florence Natigale nasceu em 18 de maio e foi a patrona da enfermagem moderna e foi quem transformou a enfermagem em profissão no mundo. Já Ana Néri (1814-1880) foi uma das maiores enfermeiras brasileiras, que faleceu em 20 de maio. Foi ela quem profissionalizou a enfermagem no Brasil. Em todo o país, os profissionais de enfermagem se mobilizam nessas datas e fazem homenagem a essas mulheres.
Por Fátima Oliveira