Na manhã desta terça (6), as entidades envolvidas na Brigada Contra o Mosquito da Dengue reuniram-se na Secretaria Estadual de Saúde para avaliar as ações já realizadas nos 28 municípios visitados. A reunião também traçou diretrizes para a continuação da operação em Teresina e no sul do Estado. Estavam presentes o secretário de Saúde, Assis Carvalho; o comandante da PM, Francisco Prado; o comandante do Corpo de Bombeiros; o diretor do Hospital da PM, o Tenente-Coronel Gerardo Rebelo Filho; a diretora da Emgerpi, Lucile Moura; a diretora de Propaganda da CCOM, Graciene Nazareno e o superintendente da Secretaria de Educação, José Barros.
O major Emídio Oliveira, do Corpo de Bombeiros, afirma que a operação que será concluída pelas equipes na região Norte do Estado conseguiu alcançar com sucesso quase a totalidade de visitas previstas. As residências ou estabelecimentos que estavam fechados foram notificados e serão revisitados posteriormente pela secretaria de saúde de cada município. O major relata ainda que a comissão de defesa civil dos municípios trouxe um caráter mais específico ao trabalho, dando maior eficácia para as ações em suas respectivas regiões. “As comissões são compostas por pessoas da própria comunidade, por isso conhecem mais a fundo que nós a realidade do lugar, direcionando melhor o nosso trabalho” – afirma.
O secretário estadual de saúde Assis Carvalho faz um balanço positivo da operação. Segundo o secretário, a população aderiu ao combate e vestiu a camisa da campanha contra o mosquito. “Em algumas cidades a operação superou as expectativas. Em Pedro II, por exemplo, conseguimos envolver mais de duas mil pessoas na ação” – explica.
No dia 16 de maio, a Brigada Mata Mosquito atuará em Teresina. A ação será desenvolvida em dez dias para alcançar todas as regiões da capital. A idéia da organização é envolver o máximo de instituições possível da cidade no combate ao mosquito, especialmente as escolas públicas. Depois de Teresina a Brigada seguirá para os municípios do sul do Estado.
Iane Carolina