A população de José de Freitas recebe durante toda esta quarta-feira, 7, a visita de integrantes da Brigada Mata Mosquito para participar da campanha de combate à dengue. Pela manhã 96 militares acompanhados de agentes de saúde visitaram casas da cidade recolhendo lixo dos quintais das residências e orientando sobre a importância de destruir os focos de criadouros do mosquito da dengue. À tarde, a equipe ganhou reforço de mais 250 homens.
Integram a brigada Policiais Militares, Corpo de Bombeiros, a prefeitura do município e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).
De acordo com o major Emídio Oliveira, do Corpo de Bombeiros, a intenção dessa ação conjunta de diversos órgãos do governo é realizar um trabalho preventivo de modo que sejam eliminadas todas as possibilidades de proliferação do mosquito transmissor da dengue. “Esse é um trabalho muito importante e a participação da população nessa campanha é de extrema importância para que ações de manutenção da limpeza dos quintais sejam realizadas constantemente de forma a impedir o aparecimento do mosquito”.
Ele explica há uma aceitação de praticamente 100% das famílias, o que para ele representa a confiança na equipe que realiza essa campanha. E a orientação sempre repassada é a de que não se deve acumular água, pois é um ambiente propício para a proliferação do mosquito e que as pessoas precisam ficar atentas e tomar os devidos cuidados. “Em caso de sintomas da doença, a pessoa precisa procurar um posto de saúde para que sejam recebidos os primeiros cuidados”, reforça.
O coronel Pereira, da Polícia Militar e comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), reforça a idéia de que é necessário o envolvimento de cada pessoa para que a cidade e nem as pessoas sejam penalizadas com a dengue. “As pessoas começam a tomar consciência da necessidade de um trabalho integrado”. Ele explica que essa ação preventiva nos diferentes municípios impede, por tabela, a febre amarela, já que é o mesmo mosquito o causador da dengue. “A população está de parabéns, pois os quintais estão limpos e a cidade mais limpa representa melhor qualidade de vida.
Nerivalda Maria Alves Pereira, moradora do bairro de Fátima, acha importante esse tipo de campanha, porque as pessoas parecem ficar mais motivadas e os quintais e terrenos ficam mais limpos, evitando doenças. Helena Maria do Rego Carvalho também teve sua casa visitada por integrantes da Brigada Mata Mosquito e também reforçou a importância de se realizar ações que possam eliminar o mosquito transmissor da dengue. “Aqui no nosso quintal está tudo limpinho. Essa visita às casas faz com que as pessoas se alertem para dar uma geral e ter mais cuidado em casa”.
Por Ana Maria Costa