A Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Ongs NLR e Reprehan promovem esta semana uma oficina de mobilização contra a hanseníase. O evento começou nesta terça (6), estendendo-se até sexta (9). Participam da oficina profissionais da Saúde que trabalham com Hanseníase no Piauí.
A supervisora estadual de Hanseníase, Nelsina Vaz da Silva, diz que a oficina visa sensibilizar os profissionais da saúde e desenvolver medidas que ajudem a combater a hanseníase no Estado. Para ela, a conscientização das pessoas é uma ferramenta fundamental no combate à proliferação da doença. “É importante que na aparição de qualquer mancha branca ou avermelhada no corpo, a pessoa consulte logo o médico, para que, se confirmada a hanseníase, seja tratada logo no início” – afirma.
As Ongs Reprehan e NLR trabalham na capacitação de profissionais em diversas áreas da saúde. O sociólogo da Heprehan, Fabiano de Freitas, afirma que as capacitações realizadas pelo país têm surtido bons resultados. “Nós trabalhamos com novas técnicas de educação em saúde. Através deste trabalho temos visto que a comunidade está mais envolvida e que os técnicos estão mais motivados” – explica.
Iane Carolina