A coordenação da Brigada Mata Mosquito da Secretaria Estadual de Saúde reuniu-se na manhã desta sexta (9) com a Fundação Municipal de Saúde para discutir as ações de combate à Dengue em Teresina, operação que deverá começar no próximo dia 19. A Fundação irá juntar suas equipes à Brigada Mata Mosquito nos dias de operação.
A ação vai dar continuidade aos trabalhos já iniciados no interior do Estado, observando as particularidades da capital, como, por exemplo, o fato de que Teresina tem hoje cerca de 2.500 terrenos baldios. Para realizar a operação, o Governo Estadual vai dispor de três mil pessoas entre policiais militares, bombeiros, auxiliares de serviços gerais e técnicos. Entre as ações discutidas, a Brigada vai dialogar com donos de estabelecimentos comerciais, condomínios e construtoras para realizar a vistoria nestes locais.
A diretora estadual de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Gorete Ferreira, ressalta que, mais do que eliminar os focos do mosquito, a ação pretende conscientizar a população para a vistoria constante em suas casas e estabelecimentos. “As pessoas precisam entender que o combate ao mosquito da dengue é uma das atividades diárias de nossas vidas” – explica. A operação em Teresina deve durar dez dias para percorrer todas as regiões da capital.
Iane Carolina