Dezessete municípios de todas as regiões do Estado vão participar neste sábado, dia 10 de maio, a partir das 9h, no Laboratório Central do Estado, de um treinamento para capacitar os profissionais dos hospitais estaduais e municipalizados para a realização da Contagem de Plaquetas e a Prova do Laço, técnicas importantes para o diagnóstico de dengue.
Para capacitar o pessoal, a Secretaria Estadual de Saúde convocou técnicos do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária, Hospital Infantil e Laboratório Central do Estado que vão aliar a teoria e a pratica para diagnosticar e combater a doença.
Participarão da capacitação dois profissionais de cada hospital dos municípios de: Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Barras, Piripiri, Valença, Campo Maior, Oeiras, Pedro II, São Pedro, paulistana, Esperantina, Corrente, Jose de Freitas e São João do Piauí. “Serão principalmente os farmacêuticos que serão treinados para desenvolver essas técnicas que não apenas são importantes, como também são as mais acessíveis para serem feitas no interior, já que não precisa de grandes aparatos técnicos”, explica Ronaldo Costa, diretor do Lacen.
Ele ressalta que esse tipo de técnica pode fazer a diferença no diagnóstico já que a sorologia para dengue demanda tempo. “Com um diagnostico mais rápido o tratamento é mais adequado e eficiente. Agora que estamos saindo do período de chuvas precisamos ter ainda mais cuidado com a doença”, destaca o diretor.
Por Paula Danielle