As equipes de mobilização de combate a Dengue, da Secretaria Estadual de Saúde estão visitando todos os cantos de Teresina para preparar a cidade para receber, na próxima segunda-feira, dia 19 de maio, a Brigada Mata Mosquito. Na ocasião, cerca de duas mil pessoas, entre Policias Militares, do Corpo de Bombeiros, técnicos da secretaria, além de vários voluntários estarão empenhadas para fazer um verdadeiro arrastão contra a doença na cidade.
Nesta quarta-feira, dezenas de representantes de Associações de Moradores de Teresina se reuniram na Secretaria de Saúde para aderir ao movimento e traçar planos para a Brigada em cada região. “Nós fizemos um levantamento de todas as organizações públicas, privadas, religiosas e muitas outras para que possamos durante essa semana que antecede o lançamento do movimento em Teresina mobilizar toda sociedade para participar da campanha contra a dengue”, destaca Rose Piauilino, do Comitê de Mobilização de Combate a Dengue da Secretaria de Saúde.
Ela explica que desde Igrejas, até escolas, passando por cemitérios, faculdades, clubes recreativos, mercados e outros pontos de aglomeração de pessoas estão sendo visitados. “Nós estamos passando um pente fino em todos esses locais para garantir que a mobilização seja total. Na segunda, começaremos visitando o centro de Teresina e em junho, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e os técnicos da Sesapi seguem para a região sul do estado”, disse Rose.
Para o presidente da Associação de moradores do Bairro Mafrense, Jose Alberto Borges a hora é de sair da teoria e ir para a pratica. “Na nossa comunidade nós já fazemos essa mobilização. Temos ate um grupo de teatro para conscientizar contra a dengue. Esse trabalho da Secretaria é importante porque é uma ação de verdade, que vai gerar impacto. Por isso estamos prontos para ajudar”, garantiu o líder comunitário.
Por Paula Danielle