A Secretaria Estadual de Saúde atendeu à população com diversos serviços no Ação Global, evento realizado pela rede Globo, neste sábado (17), no Parque da Cidade. Estandes do Hospital Areolino de Abreu, do Hemopi, do Centro de Intrado de Esducação Estadual (CIES) do Centro Estadual de Pessoas com Deficiência (CEID) deram informações, tiraram dúvidas, ofereceram consultas, dinâmicas, entre outros.
O Hemopi, realizou a campanha para cadastrar novos doadores de sangue e medúla óssea. A assistente social do Hemopi, Mirian Lages, diz que o centro está tentando conscientizar os jovens da doação de sangue e estimular para que isto seja um hábito. “Se nós conseguirmos que os jovens sejam doadores, é muito provável que aumentem os doadores fidelizados, ajudando assim a salvar mais vidas” – ressalta.
Além da entrega de material informativo sobre as doações, o centro também realizou teste de hematócritos, que detecta anemina no sangue. A dona de casa Esmeraldina Novaes, diz que é anêmica há muito tempo. Para ela, o teste realizado no Ação Global lhe permite examinar o percentual de anemia sem demoras. “Eu já não preciso ir ao hospital essa semana, aqui é bem fácil e rápido” – afirma.
A atenção aos deficientes foi redobrada no Ação Global, o CEID estava atendendo às pessoas que desejassem informações sobre os direitos dos defientes, além de explicar como estas pessoas podem ter atendimento especial na rede pública. O CEID também firmou parceria com o Sistema Nacional de Emprego – SINE - que estava realizando cadastro de pessoas com deficiência junto ao órgão. “Por lei, cada empresa, ou concurso público é obrigado a destinar 2% das vagas para deficientes físicos. Hoje, nós estamos informando e facilitando para que as pessoas possam ter seus direitos garantidos.” – explica Janiele Alves, Assistente Social da CEID.
O CIES também estava realizando atendimento ao público através de profissionais como sociólogo, psicólogo e psicopedagogo. Os profissionais tiraram dúvidas e informaram como crianças especiais que ainda não têm atendimento especial podem adquirir esse atendimento no CEID. Para a assistente social do CIES, Rosângela Monteiro, o principal objetivo do estande é poder mostrar para as pessoas o quão importante é o atendimento a crianças especiais. “É importante colocar a criança de forma responsável na rede regular de ensino. Nós orientamos as mães quanto ao relacionamento da criança com outras crianças, além de ter acompanhamento com especialistas” – fala.
O Hospital Areolino de Abreu esteve no evento oferecendo consultas e fazendo testes de criatividade, depressão, stress, índice de massa corporal, além de orientação nutricional e orientação aos serviços do Hospital. Segundo a diretora do Hospital, Márcia Astrês, é importante que as pessos conheçam outros serviços que o Areolino de Abreu disponibiliza, como terapia ocupacional e oficinas de criatividades para pessoas que sofrem de stress ou depressão. “Muita gente sofre de stress, esse mal que atinge a população hoje em dia e é muito simples o tratamento”. A aposentada Maria da Silva Alexandre fez o teste de stress, o qual a apresentou como uma pessoas sem problemas. Sorridente, ela dá a receita: “Eu sou uma pessoa muito ativa, não gosto de ficar parada. Gosto de ir pra hidroginástica, fazer crochê, costurar... gosto das coisas que me fazem bem. Os problemas eu vou deixando passar, porque chega uma idade que você tem é que aproveitar a vida” – conclui.
Iane Carolina