Casas, organizações e estabelecimentos comerciais. Todas as regiões da capital piauiense receberam a visita da Brigada Mata Mosquito para eliminar os focos do mosquito da Dengue. No décimo dia da operação, as equipes visitaram os bairros Distrito Industrial, Parque Piauí, Promorar, Areias, Santa Cruz, Santo Antônio, Km 07, Parque Sul, Parque Jacinta, Brasilar, Esplanada, Pólo Residencial Empresarial Sul, Mário Covas e Saci – CEAPI.
A coordenadora técnica de umas das equipes da Brigada, a enfermeira Magald Cortez Veloso, afirma que as metas foram atingidas. Para ela, muitas vezes é difícil conscientizar a população diante de atitudes arraigadas, como o acúmulo de lixo no quintal, no entanto, Magald explica que a equipe trabalhou da melhor forma possível. “Nós fizemos o trabalho todos esses dias, de modo a conscientizar as pessoas da importância do combate ao mosquito da Dengue. Apesar de algumas dificuldades, cumprimos nosso trabalho” – declara.
O aluno do Corpo de Bombeiros e integrante da Brigada, Antonio Carlos, diz que Teresina foi uma cidade bastante receptiva. Para ele o problema é que grande parte das pessoas acredita que o mosquito não se reproduz em pequenas quantidades de água parada. “A gente chega e as pessoas dizem que está tudo certo, mas quando entramos nos quintais, a gente constata que há possíveis criadores do mosquito” – diz Antonio Carlos ao relatar que encontra tampinhas de garrafas, copos de iogurte, entre outros objetos jogados nos quintais das casas.
Na casa de seu Francisco Rodrigues Chaves, morador do loteamento Brasilar, o agente da Brigada Mata Mosquito encontrou vários objetos que podem acumular água. Seu Francisco logo mostra que tem os devidos cuidados para que o mosquito não se reproduza na casa dele e explica o porquê: “Eu já peguei Dengue. Nunca mais eu quero uma doença daquelas. Aqui tem um pneu pras crianças brincarem de balanço, mas ele é todo furado, tem garrafas mas ficam emborcadas e o lixo eu boto fogo”.
Iane Carolina