Parlamentares que integram a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado do Piauí fizeram na tarde desta terça-feira, 03, uma visita ao Hospital Getúlio Vargas - HGV. O objetivo foi checar as condições de trabalho dos profissionais que trabalham naquele Hospital e de atendimento aos pacientes do Pronto - Socorro do HGV. A comissão, integrada pelos deputados estaduais Warton Santos (PMDB/PI), João de Deus (PT/PI) e pela deputada Lílian Martins (PSB/PI), foi recebida pelo diretor geral do HGV, Noé Fortes.
Os deputados percorreram o Pronto- Socorro, onde puderam conferir o difícil momento porque passa o PS, principalmente em função da maior demanda de pacientes registrada nos últimos meses. Segundo Noé Fortes, devido ao grande número de pessoas que para ali acorrem diariamente faz com que o atendimento acabe sendo prejudicado. “Temos consciência de que estamos prestando um atendimento que deixa a desejar. Há paciente em macas, nos corredores e até no pátio. A situação é difícil, mas esse é o atendimento que podemos dar a quem nos procura”, explica o diretor.
Somente no mês de maio foram registrados 7.057 atendimentos, o que corresponde a um aumento de 20% em relação ao mês de abril. O deputado Warton Santos também falou sobre a atual situação do PS do HGV. “Como parlamentar, como médico e, principalmente como cidadão, reconheço que temos que fazer algo imediatamente para resolver essa crise de superlotação no PS”, disse ele. O deputado João de Deus lembrou que 60% dos pacientes ali atendidos são de Teresina. Segundo ele, isso ocorre porque os hospitais da periferia, os quais pertencem ao Município, não dão resolutividade aos casos menos graves, o que acaba fazendo com que todos procurem o Pronto-Socorro do HGV, mesmo para problemas simples.