O Dia D da primeira etapa da campanha contra a poliomielite será 14 de junho. A meta, segundo Elaine Parente, coordenadora estadual de Imunização da Secretaria de Saúde, é vacinar em todo o Estado 314.524 crianças menores de 5 anos.
Elaine Parente diz que o Brasil conseguiu erradicar a poliomielite e o objetivo da campanha é evitar possíveis surtos, pois a doença ainda existe em outros países e pode ser reintroduzida no Brasil através de pessoas que chegam ou viajam para o exterior.
“A segunda etapa da campanha ocorrerá no dia 9 de agosto, junto com o início da campanha contra a rubéola, que vai vacinar homens e mulheres na faixa de idade entre 20 e 39 anos”, diz.
Para a vacina contra pólio, Elaine Parente afirma que a Secretaria de Saúde faz a capacitação dos vacinadores, mobilização e dá suporte técnico a alguns municípios de difícil acesso. “Quem realiza a campanha são os municípios que determinam os locais de postos de vacinação e cadastram os vacinadores”, garante.
Fora os dias de campanha, os pais devem seguir o cronograma normal de vacinação dos filhos, seguindo as datas da caderneta de vacinação.