A Brigada Mata Mosquito chega à cidade de Valença. Nesta quinta e sexta (12 e 13) eles percorrerão o total de 8.407 imóveis, recolhendo o lixo e informando a população sobre como combater a dengue. Na Praça Getúlio Vargas, a equipe da Brigada foi recebida com festa e banda de música.
O prefeito de Valença, Francisco Alcântara, destacou que a conscientização da população é fundamental para o sucesso do serviço da brigada. "O nosso maior desafio de educar a sociedade", disse.
O major do Corpo de Bombeiros, Emídio Oliveira, disse que o contingente policial trazido para Valença, cerca de 180 homens e mulheres, está bastante motivado para realizar o trabalho de combate ao mosquito da dengue. Valença tem pouco mais de 19 mil habitantes e nesses dois dias serão visitados em torno de 13 mil domicílios.
Marcolândia
A equipe que esteve na cidade de Marcolândia, divisa com o estado de Pernambuco, no último dia 09 foi bem recebida. A secretaria municipal de saúde cedeu agentes comunitários de saúde e endemias para auxiliar o trabalho da Brigada Mata Mosquito, os policiais acompanhados dos técnicos da Secretaria da Saúde percorreram 2.974 imóveis. No centro da cidade foram visitados 1.645 e a equipe achou alguns focos do mosquito aedes aegipty.
Patos do Piauí
Uma equipe da Briagada Mata Mosquito formada por 45 policiais e 5 técnicos da secretaria da Saúde, estiveram a cidade de Patos do Piauí, no dia 10 de junho. Eles percorreram durante todo o dia 1.381 imóveis, e ainda outras comunidades.
Localizada a 18 km de Patos, a Comunidade Cajueiro, tem registrado índices de infestação do aedes aegipty. Uma equipe de 20 voluntários se juntou aos brigadeiros para percorrer 941 imóveis.
A enfermeira, Marinilde Martins, que coordenou a operação no município, aponta como principal causa desses altos índices de infestação, a qualidade da água fornecida na cidade. "A água consumida a população não é boa, tem coloração barrenta. Por conta desse problema, a população precisa armazenar água em tambores, já que não existe regularidade no fornecimento. O que aumenta muito a probabilidade de proliferação de larvas". A má qualidade da água também pode ser responsável pelo surto de hepatite A que tem acometido a população. Somente este ano já foram registrados 29 casos em Patos.
Ela também relata atitudes positivas a exemplo de uma moradora que transformou um depósito de água em criatório para peixes, que são consumidores naturais das larvas do aedes egypti.
Paulistana
A Brigada passou pela cidade de Paulistana no último dia 10 de junho. Com uma carreata de mais quase 1km, a equipe a Brigada Mata Mosquito foi recebida com coral de alunos em frente ao Centro Pastoral no dia 10 de junho na cidade de Paulistana. Foram visitados 5.688 imóveis distribuídos pelos bairros Lagoa, Centro, Arapiraca, Triângulo, Cajueiro, Cotovelo e Babozeiro.
Ipiranga
Na escadaria da Igreja matriz, a equipe da Brigada Mata Mosquito iniciou suas atividades na cidade de Ipiranga ontem, 11. Recepcionados pela prefeita, Iolanda Reis e pela secretária municipal de saúde, Francisca Gomes os brigadeiros percorreram 3.034 imóveis e acharam alguns focos do mosquito da dengue.
Por Sana Moraes