Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros do Grupo Arco-Íris estão realizando um fórum para discutir temas relacionados à categoria, como preconceitos e inclusão social. O evento está sendo realizado no auditório cedido pela I Coordenação Regional de Saúde nesta sexta e sábado (13 e 14).
Um dos temas abordados hoje (13/06) foi “Saúde, Etnia e Raça”, proferido Por Edvan França, do projeto Casa Brasil. A palestra focou vários pontos relacionados à saúde, como o direito humano à saúde; o Sistema Único de Saúde (SUS); a universalidade e equidade em saúde; racismo, entre outros.
De acordo o palestrante Edvan França, a discriminação seja ela de qualquer natureza - raça, etnia, sexo e outras - faz parte do cotidiano de várias instituições e está presente também nos meios de saúde. “A discriminação em instituições é uma prática muitas vezes inconsciente, acontece como se fosse normal discriminar, mas isso precisa acabar” - disse.
O grupo Arco Íris do Delta, que está em início de fundação, tem o objetivo de se expandir em todos os bairros a fim de discutir as causas relacionadas à categoria. A idéia é conscientizar as pessoas de que o espaço é comum a todas as pessoas, independente de preferência sexual, cor ou raça.
Outros temas serão abordados durante o evento, como “Direitos humanos, segurança pública e acesso à justiça”; “Prevenção abrangente”; “Redução de danos” e “Grupos de classe na sociedade”.
Por Cíntia Castelo Branco