Funcionários de todas as áreas do Laboratório Central do Estado, da Secretaria estadual de Saúde participaram durante essa semana do curso Biossegurança nos Laboratórios Públicos. Ministrado pelo especialista na área, Mário César Albuquerque, do Ministério da Saúde, o curso preparou os profissionais contra os riscos normalmente presentes em todos os laboratórios.
Mario César explica que os riscos são inerentes aos laboratórios, mas que eles podem ser minimizados e se tomados os devidos cuidados eles não são motivo de preocupação, especialmente para os trabalhadores. “O Ministério da Saúde exige que os servidores dos laboratórios sejam capacitados. Por isso além de esclarecer, de trazer novos conhecimentos, nosso trabalho também é sensibilizar esses trabalhadores a aplicar todas as medidas de segurança que garantem práticas seguras para eles próprios, para os pacientes e também para o meio ambiente”, diz o especialista.
Ele ressalta que durante os cinco dias de curso percebeu a mudança de postura dos trabalhadores. “Percebi um novo olhar para a idéia de risco e a importância dos cuidados, dos mais simples aos mais complexos. Isso garante um serviço de qualidade e mais seguro”, enfatiza Mário César.
A diretora técnica do Lacen, Valterlene Carvalho destaca que o Laboratório é o maior do Estado e é a maior referencia na área no Piauí e que por fazer uma quantidade significativa de exames por mês, os cuidados devem ser redobrados. “Desde a portaria, até quem coleta, quem recebe o material, quem faz o procedimento mais complexo, todos precisam estar atentos para os cuidados de cada área”, argumenta a diretora.
Entre os assuntos abordados no curso estavam: avaliação de risco, equipamentos de proteção individual e coletivo, transporte seguro de amostras biológicas, descontaminação em ambientes laboratoriais, biossegurança no manejo de substâncias químicas, gerenciamento de resíduos de saúde, incidentes de segurança em laboratórios.