Com investimentos da ordem de R$ 290 mil empregados na reforma e compra de equipamentos, o secretário de Saúde, Assis Carvalho, inaugurou obras no Hospital Regional Domigos Chaves em Canto do Buriti, no último domingo, 22.
A diretora do Hospital, Francineide Barradas disse que Assis Carvalho foi o secretário que mais colaborou com o Hospital de Canto do Buriti. “Melhorou nossa estrutura e equipou o hospital”, comemora.
A reforma do hospital foi realizada através do Projeto Resaúde, uma parceria entre a Secretaria da Saúde e o BNDES, que possibilitou a reforma e aquisição de equipamentos para 107 hospitais em todo o Piauí. “Além da melhoria hospitalar, esse projeto também possibilita a melhoria da assistência à saúde, pois permite que estes hospitais consigam dar o atendimento básico à população”, disse o coordenador do Resaúde, Marcos Gonçalves acrescentando que projeto agora entra em uma nova fase. “A próxima etapa é a capacitação dos profissionais e a implantação das centrais de regulação”, explica.
O Hospital Domingos Chaves é referencia no atendimento hospitalar para os municípios de Elizeu Martins, Brejo do Piauí, Pajeú do Piauí, Pavussu, Flores do Piauí, Colônia do Gurguéia e Rio Grande do Piauí.
“A saúde é muito mais do que um hospital, envolve toda uma estrutura que vai desde a atenção básica e preventiva à população feita pelos agentes comunitários de saúde e o PSF até os procedimentos mais complexos”, afirmou Assis Carvalho.
O secretário lembrou ainda que 94% da população do Piauí depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde. “O SUS é uma grande conquista. Mas não podemos esquecer que é mais barato investir em saúde preventiva, que está relacionada com a água que bebemos, o saneamento básico, com os hábitos do cidadão, com o médico da família, entre outros inúmeros fatores”, disse o secretário.