Próximo de completar dois meses de campanha, o Centro de hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) conseguiu realizar 11.084 cadastros de novos doadores de medula óssea, o que corresponde a 73,89% da meta traçada para a campanha que era de 15 mil novos cadastros em quatro meses.
A equipe do Hemopi já percorreu mais de 53 cidades e até o final deste mês serão 63. Hoje, 22, eles estão em busca de doadores de medula na cidade de Buriti dos Lopes.
Antes do lançamento da campanha, o Estado fazia apenas mil cadastros por mês. “Muito timidamente, nós tínhamos até umas pessoas por dia fazendo o cadastro, isso chegava a uns 300 por mês somente na sede do Hemopi. Então, tínhamos que aproveitar as coletas externas de sangue para captar também doadores de medula e assim atingir mil cadastros/mês. Depois do lançamento da campanha, o REDOME no Piauí, mudou de cara completamente”, afirma a coordenadora de educação e saúde do Hemopi, Veronésia Rosal.
A experiência do Piauí com a campanha vai ser mostrada em evento que reúne todos os hemocentros do Brasil no Rio de Janeiro nos dia 30 e 31 de julho.
Por Sana Moraes