Acaba de terminar, a reunião entre o secretário de saúde, Assis Carvalho e o diretor do HGV, Noé Fortes, com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Orlando e diretores do Hospital de Urgência de Teresina – HUT. Depois do anúncio feito na tarde de ontem, 24, a reunião serviu para discutir os últimos detalhes para a transferência a partir desta segunda-feira,28, quando o HGV passa a receber somente pacientes referenciados pelo HUT, cumprindo determinação do Governador do Estado. Segundo Assis Carvalho, o Estado vai dar todo apoio possível para que o HUT funcione plenamente sem nenhum trauma para o usuário.
A Secretaria da Saúde colocou à disposição do HUT tanto profissionais do Hospital Getúlio Vargas quanto material médico hospitalar e medicamentos, caso seja necessário nesse período de transferência para que não aconteça prejuízo para os pacientes. “A partir de segunda-feira, o HGV recebe apenas pacientes referenciados pelo HUT. Vamos dar todo apoio necessário para que nenhum paciente seja prejudicado”, esclareceu Assis Carvalho.
No dia 28, os primeiros profissionais migram para o HUT. São 18, sendo 7 clínicos, 4 pediatras e 7 cirurgiões. Noé Fortes garantiu que hoje o documento oficializando a transferência dos profissionais já está sendo preparado para ser encaminhado ao HUT. Segundo ele, os demais profissionais irão de acordo com o descongestionamento do Hospital Getúlio Vargas. “Na medida que o fluxo for diminuindo do Pronto-Socorro, os profissionais serão transferidos”, afirmou.
Assis Carvalho afirmou que se for o caso, os concursados de nível superior que ainda não foram chamados, visto que a validade do concurso foi prorrogada até 2009, serão nomeados imediatamente para suprir as necessidades que forem aparecendo. “Esse esforço é para que no dia 11 de agosto, o HUT esteja funcionando plenamente e o HGV atendendo somente os casos de alta complexidade”, disse o secretário.
A reunião aconteceu em clima de harmonia no sentido de colocar para funcionar o HUT e descongestionar o HGV. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU vai colaborar com a triagem dos pacientes. “Os pacientes serão encaminhados ao HUT, onde haverá uma triagem e os casos graves (traumas causados por acidentes veículos e agressões por arma de fogo e branca) serão encaminhados para o Hospital Getúlio Vargas contra-referenciados pelo Hospital de HUT”, .
Por Fátima Oliveira e Solinam Barbosa