O Ministério da Saúde lança amanhã, 09, a Campanha Nacional de Vacinação para a Eliminação da Rubéola. A meta é vacinar 70 milhões de pessoas. No Piauí, o lançamento vai acontecer no Hospital Mariano Castelo Branco, localizado no bairro Santa Maria da Codipi, às 9h.
O lançamento é uma parceria da Secretaria Estadual da Saúde e Fundação Municipal de Saúde, cujo tema é “Vacinação Virou Programa de Família”, pois junto com a abertura da campanha contra a rubéola, é também o Dia D da segunda etapa da mobilização contra a poliomielite. “Os pais que levarem os seus filhos menores de cinco anos para se vacinarem contra a pólio, uma vez que esteja na faixa etária entre 20 a 39 anos, deverão também estar se vacinando contra a rubéola”, alerta a coordenadora estadual de imunização, Elaine Parente.
Mulheres grávidas não devem se vacinar. “Essa é uma das orientações passada durante a campanha, de não vacinar a mulher grávida e evitar uma gravidez por 30 dias após ter recebido a vacina contra a rubéola”, explicou a coordenadora.
O período de vacinação contra a rubéola é de 09 de agosto a 12 de setembro, em todos os municípios brasileiros. Essa é a maior mobilização já realizada em todo o mundo com o objetivo de imunizar indivíduos adultos.
No Piauí, a meta é vacinar 1.015.991 de pessoas. “Uma grande mobilização para a campanha está sendo organizada, então com toda essa mobilização e envolvimento dos técnicos de todo o estado, certamente estaremos atingindo a nossa meta”, disse Elaine Parente.