Em entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã de hoje, 08, o secretário de Saúde, Assis Carvalho confirmou que o processo de transição do Serviço de Pronto-Socorro do Hospital Getúlio Vargas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) será concluído dia 20 de agosto. A decisão conjunta foi amplamente discutida durante as últimas três semanas com o diretor do HGV, Noé Fortes e o Presidente da Fundação Municipal de Saúde, João Orlando.
Assis Carvalho disse ainda que o Governo do Estado está assegurando R$ 1,2 milhões para pagamento dos cerca de 500 funcionários que devem ser transferidos do HGV para o HUT. Desde o dia 28 de julho, o calendário de transferência vem sendo seguido e deve ser concluído dia 20 de agosto. A partir de segunda-feira, 11, o HUT começa a elevar a complexidade do seu atendimento com a área de ortopedia. “O HGV será referência apenas para os casos de politraumatismo com necessidade de intervenção e acompanhamento neurológico. No dia 21 de agosto, todos os funcionários lotados no PS do HGV começam a dar expediente no Hospital Zenon Rocha”, explicou o secretário que avaliou como uma “operação vitoriosa” o processo de transferência.
Segundo Assis Carvalho, os funcionários que não aceitarem a lotação no HUT serão remanejados para outras unidades, já que o serviço de urgência e emergência será extinto. “Se faltar pessoal, abriremos vagas para os que atuam na rede estadual e se mesmo assim não forem preenchidas, ainda temos a opção de chamar os candidatos classificados no último concurso público realizado pelo Estado que teve o seu prazo prorrogado”. O HGV já transferiu 57 profissionais, destes, 15 são da área de enfermagem.
O diretor do HGV, Noé Fortes, disse que com o cumprimento do calendário de transição do PS do HGV para o HUT, o número de pacientes internados reduziu em 60%. “A situação do PS hoje é mais tranqüila, temos 105 pacientes internados, destes, apenas 23 estão em macas nos corredores. Já chegamos a ter 100 leitos alternativos”, declarou.
Reforma do HGV
Durante a entrevista coletiva, o secretário disse ainda que já estão assegurados recursos na ordem de R$ 20 milhões para a reforma do Hospital Getúlio Vargas. Segundo ele, com a saída definitiva do Serviço de Pronto-Socorro, será dado andamento à conclusão da reforma geral do HGV para que o hospital possa cumprir sua missão que é atender os casos de alta complexidade.
No espaço onde funciona a urgência será transformado num centro de diagnóstico por imagem com a implantação dos serviços de hemodinâmica e atendimento especializado na área de neurologia. Ele informou que algumas clínicas já foram concluídas e outras estão sendo agora em agosto. Os Serviços concluídos são: Neurológica, Nefrológica, Urológica, Oftalmológica, Serviço de Nutrição e Dietética, Farmácia, Central de Resíduos Sólidos, Laboratório de Análises Clínicas. A Clínica Dermatológica está sendo concluída até o final do mês. Já estão licitadas as obras da Pneumologia Sanitária e Análise Patológica.