Começou ontem, 09, a campanha de vacinação contra a rubéola e dona Cristina Fernandes não perdeu tempo, chegou cedo no Hospital Mariano Castelo Branco para se vacinar. Com ela chegava também a pequena Maria Clara, de apenas três anos, só que dessa vez para se vacinar contra a poliomielite. “Com saúde a gente não pode brincar. Estou aqui para me vacinar contra a rubéola e trouxe minha filha também para se vacinar contra a pólio. Eu espero que muitos pais tenham essa mesma atitude, para evitar que seus filhos tenham algum problema de saúde no futuro”, alertou Cristina.
O objetivo é vacinar, indiscriminadamente, cerca de 70 milhões de pessoas, homens e mulheres de 20 a 39 anos de idade, em todas as unidades federadas. Por razões epidemiológicas, nos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, o grupo etário será ampliado, a vacinação será na faixa de 12 a 39 anos.
No Piauí, a meta é vacinar 1.015.991 de pessoas. “Esta é uma campanha histórica. 70% dos casos identificados de rubéola estão entre os homens, então a gente precisa contar com o apoio de todos para que os números pactuados pelo Ministério sejam atingidos e a gente possa livrar a nossa população da rubéola. Não podemos esquecer também de alertar aos pais que vacinem suas crianças com menos de 5 anos contra a poliomielite. Nenhum pai quer ver o seu filho com problemas de saúde por causa de um descuido, a vacina vai garantir a saúde dele por toda a vida”, disse o secretário da Saúde, Assis Carvalho.
A campanha contra a rubéola acontece no período de 09 de agosto a 12 de setembro. O dia D da vacinação será realizado no dia 30 de agosto.