O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (Hemopi) está empenhado na campanha de doação de sangue. Segundo a coordenadora de Educação e Saúde do Hemopi, Veronésia Rosal, com a campanha nacional de vacinação contra rubéola é esperada uma redução na doação de sangue no país, pois a maior parte dos doadores em potencial está na faixa de 18 a 40 anos. “Essas pessoas que estão nessa faixa de idade e que tomam vacina contra rubéola não podem doar sangue nos próximos 30 dias”, explica.
Veronésia disse também que após o período de férias, há uma diminuição no número de doações. Portanto, ela faz um convite a todas as pessoas que podem doar sangue que compareçam ao Hemopi. “Podem doar sangue pessoas que têm até 65 anos”, diz.
Além das viagens ao interior, Veronésia Rosal diz que os técnicos do Hemopi estarão neste sábado, 16, na Praça da Integração do Parque Piauí, com a unidade móvel fazendo o registro de doadores de medula óssea e nesta ocasião vai aproveitar para incentivar a doação de sangue. “Vamos visitar 18 escolas, ministrando palestra para estudantes sobre a importância da doação de sangue”, informa Veronésia, declarando ainda que, em setembro, o Hemopi está elaborando uma agenda que compreende Valença, Esperantina, Dom Expedito Lopes, Paulistana, dentre outras cidades, para realizar o cadastro de medula óssea e fazer a coleta externa de sangue.
Por Izabel Cardoso