Com duas semanas de campanha, o Piauí se encontra bem no quadro de vacinação contra a rubéola, mas ainda precisa atingir a meta semanal pactuada pelo Ministério da Saúde, que é de 50%. Até o momento, o Estado tem uma cobertura de 40,4% de vacinação. “Estes são dados parciais. Até a próxima sexta-feira (22) os municípios deverão estar enviando novos números e a expectativa é que a gente consiga atingir ou até mesmo ultrapassar a meta dos 50%”, disse a coordenadora estadual de imunização, Elaine Parente.
Os homens são o principal foco da campanha contra a rubéola para este ano. Em 2007, cerca de 70% dos casos da doença atingiram a população masculina. Mesmo com a grande mobilização, o percentual de homens vacinados continua menor em relação ao das mulheres no Piauí, foram 33,73% contra 46,95%, respectivamente.
Em Teresina a cobertura de vacinação foi de 53,05%. “O desempenho na capital está bom. A gente acredita que vamos superar os 95% até o final da campanha”, afirmou a coordenadora.
POLIOMIELITE – A vacina contra a poliomielite também está com bons resultados no Piauí. O Estado já vacinou 68,14% das crianças menores de cinco anos. Em Teresina, 53,05% das crianças com a mesma faixa etária já estão imunes contra a pólio. “Esse é um número bom, mas a gente tem tempo suficiente ainda para também alcançar a cobertura com mais de 95% até o dia 12 de setembro, quando termina a campanha”, explica Elaine Parente.