A abertura do I Congresso Materno-Infantil e Adolescente aconteceu na noite dessa terça-feira (19), e tem o objetivo de discutir a questão da saúde da mulher, da criança e do adolescente e o lançamento do Centro Materno-Infantil, que ocorrerá nesta quinta-feira, 21. O centro será um espaço que vai concentrar os serviços de maternidade, hospital infantil e agregar ainda o serviço de atendimento ao adolescente.
Segundo o diretor-geral da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Francisco Passos, o centro já tem maquete pronta e vai envolver recursos do Ministério da Saúde e Governo do Estado, no valor aproximado de R$ 30 milhões, será na área onde funciona a maternidade. “Mas toda essa construção, que tem ampliação e reforma, não vai interferir no funcionamento normal da maternidade”, explica.
Esse centro, segundo Francisco Passos, é mais um projeto ousado do Piauí, que vai incluir o atendimento ao adolescente, já que antes não havia uma atenção especializada a esse segmento. “O congresso é uma festa de lançamento desse centro, em que vamos discutir todas as áreas de saúde”, diz, declarando que a humanização é também um dos pontos centrais do evento, em que o paciente é tratado com dignidade e respeito.
O secretário estadual de Saúde, Assis Carvalho, explicou que esse congresso é um marco na história da saúde piauiense por discutir não somente a estrutura física desse novo centro, mas por tratar do atendimento à mulher, à criança e ao adolescente de forma humanizada.
Por Isabel Cardoso/CCOM
Ele disse que a primeira etapa consiste na construção do hospital infantil, que será no centro de perinatologia, e os serviços hoje prestados nesse centro serão transferidos temporariamente para o Hospital da Polícia Militar.