A campanha de vacinação contra a rubéola no Piauí está sendo um sucesso. O Estado já tem 246.139 pessoas imunes contra a doença, o que corresponde a 56,16% da cobertura. O número deixa o Piauí na terceira colocação no quadro dos estados com a melhor cobertura vacinal e o segundo da região Nordeste. “A população está de parabéns, mas queremos melhorar ainda mais. Esse resultado é um esforço de toda a equipe, que está acompanhando de perto a execução da campanha nos municípios”, comemorou a coordenadora estadual de imunização, Elaine Parente.
Mas os homens continuam com o percentual baixo no Estado (48,91%), o contrário das mulheres que já alcançou 63,28%. “Esse problema não é só a nível estadual, mas também nacional. Os homens estão procurando menos os postos de vacina, portanto, os profissionais de saúde na campanha, deverão estar criando estratégias para realmente sensibilizar essa população mais resistente, explicando que eles são o principal alvo da campanha”, alertou a coordenadora.
Teresina já atingiu 72,40% da cobertura vacinal contra a rubéola. O Dia D da campanha vai acontecer no próximo sábado, dia 30. A meta é que até a data, o Piauí já tenha atingido pelos menos 70% da cobertura vacinal em todo o Estado. A mobilização permanece até o dia 12 de setembro.
POLIOMIELITE – A segunda etapa da vacinação contra a poliomielite conseguiu imunizar até o momento 241.169 crianças menores de cinco anos, o que corresponde a 79,92% da cobertura. A capital já vacinou 71,3% das crianças. “O mesmo trabalho de acompanhamento está sendo realizado com a pólio. A gente acredita que a meta também vai ser atingida ou até mesmo ultrapassada”, disse Elaine Parente.