O Brasil entra na reta final da Campanha Nacional de Vacinação para a Eliminação da Rubéola no Brasil com grande mobilização neste sábado, 30 de agosto, em todos os estados e municípios para estimular a população a tomar a vacina contra a doença. No Piauí o CIES (Centro Integrado de Educação Especial) foi o local escolhido para a abertura do “D”.
Somente na capital mais de 300 postos de vacinação foram colocados a disposição da população. A coordenação estadual de imunização comemora os resultados obtidos até agora onde o Piauí se destaca como o quinto estado com maior índice de cobertura vacinal com 65,75%. A meta para todo o Estado é vacina 1.015.991 pessoas entre homens e mulheres na faixa etária entre 20 e 39 anos.
“Com os resultados que já obtivemos, a expectativa é de possamos superar a meta nacional que é de 70%. Contamos com um grande envolvimento dos municípios e do governo do estado, por isso o resultado é satisfatório. E não podemos deixa de lembrar que tanto homens quanto mulheres procurem os postos de saúde para se vacinar, porque a rubéola pode causar muitos danos, principalmente à saúde do bebê. E tudo pode ser evitado com a vacina”, declarou a coordenadora da Ceid (Coordenadoria Estadual para a Integração da Pessoa com Deficiência) e primeira-dama do Estado.
O dia “D” tem como objetivo potencializar a campanha, que segue até o dia 12 de setembro e tem o desafio de vacinar 70 milhões de pessoas em todo o Brasil (das quais, 35,3 milhões de mulheres e 34,7 milhões de homens). O Ministério da Saúde tem reforçado o chamado para população masculina que está procurando os postos de vacinação em menor número.
“Agora estamos novamente fazendo um chamamento a população que ainda não se vacinou, principalmente aos homens que estão mais resistentes. A participação deles é de suma importância para que a campanha atinja a sua meta”, esclarece a coordenadora estadual de imunização, Elaine Parente.
A mobilização permitirá o cumprimento da meta de eliminar a rubéola das Américas até 2010. Só no Brasil, a doença a doença provocou 8.684 casos em 2007 e outros 800 este ano. Em nota, a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) parabenizou o Brasil pela iniciativa e alertou para a necessidade do cumprimento da meta. “Ressaltamos que a campanha de vacinação contra a rubéola no Brasil é um fator fundamental para eliminar a circulação da rubéola no país e para prevenir a ocorrência de crianças nascidas com a síndrome da rubéola congênita. A meta de eliminar a rubéola e a síndrome da rubéola congênita ate 2010 é um sonho dentro do alcance do Brasil e garantirá um futuro livre da doença para as próximas gerações de brasileiros”, afirmou a nota.
Essa é maior campanha já realizada no mundo. Devem se vacinar homens e mulheres entre 20 e 39 anos. Nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte a faixa etária vai dos 12 aos 39 anos.
Por Sana Moraes e Thiago Luís