Até dia D de combate à Rubéola que foi em 30 de Agosto, a meta era vacinar 70% da população de 20 a 39 anos, mas o Piauí ultrapassou essa marca com 72,34%. Esse percentual corresponde a cerca de 735 mil pessoas imunizadas.
O Piauí desenhou uma estratégia consistente e conseguiu atingir a quarta posição no Brasil e a terceira no Nordeste quanto ao percentual de imunização da população. Só em Teresina 82,69% da população alvo já se vacinou, 85,65% mulheres e 79,41% homens.
Apesar dos números, a taxa de homens já imunizados ainda estão abaixo da expectativa. Eles têm resistido muito em não tomar a vacina, por isso os técnicos de enfermagem são sempre orientados a abordar e esclarecer dos perigos de não se prevenir, já que a Rubéola tem sintomas comuns como febre e dor, podendo passar despercebida e os homens tem sido nos últimos anos os seus maiores disseminadores.
A coordenação estadual de imunização considera bastante satisfatórios os números da campanha. “Insistimos que os homens precisam colaborar mais. Eles podem se vacinar sem nenhuma contra-indicação, nem mesmo quanto à bebida alcoólica. A única restrição é no tocante as gestantes e aos doadores de sangue que devem evitar a doação por pelo menos quatro semanas depois de tomar a vacina”, explica a coordenadora de imunização, Elaine Parente.