O número de pacientes que passam por tratamento de diálise vem crescendo vertiginosamente em todo país. Alimentação errada, diabetes e hipertensão são algumas das causas das doenças renais que acabam levando as pessoas a conviverem com esse tratamento, muitas vezes pelo resto da vida. Se em 2000 o número de pessoas que faziam diálise era de 40 mil em todo país, em 2008 esse número dobrou e as estimativas da Sociedade Brasileira de Nefrologia são de que, em 2010, esse número ultrapasse os 125 mil pacientes.
No Piauí, cerca de mil pessoas fazem esse processo de filtragem do sangue nas nove clínicas credenciadas pelo SUS nos municípios de Teresina, Campo Maior, Parnaíba, Floriano e Picos. É para garantir que esses pacientes, bem como os que vão precisar do tratamento no futuro, possam contar com um serviço de qualidade, que a Secretaria Estadual de Vigilância Sanitária está capacitando as Vigilâncias Sanitárias e Regionais de Saúde para inspecionar, fiscalizar e orientar as clínicas de diálise.
A capacitação que termina nesta sexta-feira (5) começou na segunda e tratou desde causas da insuficiência renal, as modalidades de tratamento, até as orientações para acondicionamento dos medicamentos utilizados. O curso contou com a participação de técnicos da Vigilância Sanitária da Bahia e enfocou tanto a teoria quanto a prática. Além de visitar as clínicas, os participantes fizeram inspeções modelo, elaboraram relatórios e tiraram duvidas sobre o processo.
A diretora de Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves explica que o tratamento para os pacientes renais crônicos que passam pela diálise é delicado e precisa de um acompanhamento criterioso. “É preciso muito cuidado em todo processo, desde o tratamento da água até a manutenção dos equipamentos utilizados. Com o aumento significativo do número de pacientes que precisam de diálise, esses cuidados devem ser redobrados, já que qualquer descuido pode levar ao óbito do paciente”, destaca a diretora.
O Curso de Capacitação para Inspeção em Serviços de Diálise, que está sendo realizado na DIVISA, será encerrado nesta sexta-feira, com a apresentação e discussão dos relatórios dos participantes.