O Piauí se prepara para a implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde. Para isso, o consultor técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Alex Dias, esteve reunido hoje, 05, com a equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde para discutir a aplicação dessa nova política.
Alex Dias falou da conciliação das agendas dos diversos setores da saúde com os técnicos para um projeto mais consistente. “Há muitas ações sendo feitas no estado no campo da promoção, mas estão pouco articuladas e viemos reforçar a construção de redes intersetoriais e agendas entre a secretaria de saúde e os técnicos para melhorar a qualidade de vida da população”.
A implantação da nova política será coordenada no Piauí pela Unidade de Vigilância, sob a direção da enfermeira Gorete Ferreira. “A maioria das secretarias estaduais de saúde ainda se prendem muito a questão da prevenção. Ela faz parte da política de promoção, no entanto esta é muito ampla”, explica Gorete.
Para tanto será criado um núcleo estadual de promoção da saúde. “Vamos começar a desenvolver na sociedade o conceito de qualidade de vida e auto-cuidado, inserindo o controle do tabagismo, controle do uso de drogas, combate a todas as formas de violência a exemplo do trânsito e alimentação saudável, são essas algumas das áreas de atenção para promover a saúde”, complementou Gorete Ferreira.
A previsão para a implantação é início de 2009 com a entrada dos novos gestores municipais.
Por Cyntia Veras e Samira Ramalho