O governador Wellington Dias e secretário Assis Carvalho, inauguram nesta quarta-feira, 10, mais uma obra do Prosar – Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural do Piauí. Desta vez a beneficiada foi a cidade de Santa Cruz dos Milagres, que recebe milhares de romeiros em seu santuário.
Em Santa Cruz dos Milagres, um dos pontos principais do turismo religioso piauiense, foram investidos somente na melhoria e ampliação dos sistemas de abastecimento de água e mais a perfuração de dois poços tubulares recursos da ordem de R$ 1.961.872,04.
A obra vai beneficiar 990 domicílios e uma população de 4.950 pessoas. Para tanto foi feita uma adutora de 880 metros, uma rede de distribuição com 13.200 metros, dois reservatórios de 200m³ e 117 unidades sanitárias. “Essa é apenas a primeira parte da obra, haverá ainda a construção de mais unidades sanitárias”, afirmou o coordenador do Prosar, Gerardo Lima.
Paralelo ao sistema de abastecimento, foi realizado um curso de capacitação em organização comunitária com 223 participantes. A administração do sistema será feita ela Associação Comunitária dos Moradores de Santa Cruz dos Milagres, responsável pela gestão juntamente com o Sisar – Sistema Integrado de Saneamento Básico Rural.
A melhoria do sistema de abastecimento de água também traz melhorias para a saúde da população que passa a consumir água de qualidade evitando, assim, as doenças de veiculação hídrica, como a diarréia, uma das principais causas de internações pediátricas.
O Prosar é executado pela Secretaria da Saúde e trata-se de uma cooperação financeira Brasil- Alemanha através do convênio 010/2000. O programa beneficia municípios do semi-árido piauienses.
Por Sana Moraes