O Banco de Leite da Maternidade Evangelina Rosa está passando por dificuldades para manter seu estoque em condições de atender a pelo menos 52 crianças que se encontram na dependência da doação para sua alimentação diária. Diante do quadro atual, a coordenadora do banco, nutricionista Vanessa Paz, está renovando apelo às mães em condições de doação que telefonem para o número 3228-2022 para oferta de leite.
A nutricionista Vanessa Paz explica que para fazer a doação, a mãe não precisa sair de casa. Pelo telefone é possível fazer o cadastro junto ao órgão que depois de receber informações necessárias pode fornecer até mesmo o frasco para receber o leite doado.
O Banco de Leite dispõe de transporte e um estoque de frascos obtidos em recente campanha que a instituição realizou. Hoje, o cadastro dispõe apenas de 20 mães que fazem doação sistemática. “Esse número está abaixo da necessidade, pois hoje o banco alimenta mais de 50 crianças”, explicou.
O ideal, segundo a coordenadora, é que o banco tivesse um cadastro de, pelo menos, 40 doadoras. “Com esse número, seria possível manter o estoque regulador do Banco de Leite, capaz de atender a necessidade atual e ainda ter suporte para novos atendimentos”, afirmou a coordenadora.
Para manter o atendimento são necessários sete litros de leite materno por dia para garantir a alimentação dessas crianças. Atualmente, o banco está recolhendo média insuficiente levando a coordenação a realizar campanhas de esclarecimentos e de educação para o público interno usuário da maternidade como mães que já se encontram amamentando, as que fazem pré-natal esclarecendo sobre a doação e sua importância para a alimentação dos bebês.
Por Francisco Viana