Os exames de HIV e aconselhamento pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)da Secretaria da Saúde e da Secretaria da Justiça nos presídios do Piauí terão início nesta sexta-feira (19). A Colônia Agrícola Major César, em Altos, será a primeira a ser contemplada pela ação de saúde.
Nos presídios, os profissionais de Saúde, acompanhados pela equipe de assistentes sociais da Secretaria da Justiça, vão realizar pré-teste para detectar a presença de doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) nos internos. Antes do teste são realizadas palestras e aconselhamento aos presos. A equipe de multiprofissionais vai realizar as atividades na Colônia Agrícola, durante dois dias, quando serão atendidos.
No período de 2 a 4 de outubro, a equipe do CTA e da Sejus vai atender os internos da penitenciária de Floriano. No presídio estão recolhidos 256 homens, a maioria cumprindo pena em regime fechado.
Já no período de 8 a 10 de outubro, serão atendidos os internos da penitenciária de Esperantina, no Norte do Estado, onde 170 homens cumprem pena em regime fechado. Os testes também vão ser realizados nos presídios de Picos, atualmente com 219 reclusos, na Casa de Albergados de Picos, com oito internos, e na penitenciária Feminina de Picos, que atualmente tem 12 detentas.
Ao falar sobre os exames, a secretária da Justiça, Cléia Maia, disse tratar-se de uma importante ação preventiva que auxilia nas atividades de saúde e de assistência social nos estabelecimentos prisionais do Estado.
Na penitenciária Mista de Parnaíba os exames foram realizados dias 15 e 16 de setembro, quando foram atendidos 308 reclusos.
Nas demais unidades prisionais, as ações de saúde serão realizadas a partir da segunda quinzena de outubro. Os exames, bem como as palestras sobre prevenção e controle de DST/Aids, estão sendo coordenados pela Gerência de Humanização e Reintegração Social da Secretaria da Justiça, em parceria com a Coordenação do CTA.
Fonte: CCOM